RADIO WEB JUAZEIRO : INSS recebe avalanche de denúncias sobre descontos irregulares em benefícios



quinta-feira, 15 de maio de 2025

INSS recebe avalanche de denúncias sobre descontos irregulares em benefícios

Aplicativo da autarquia registra quase meio milhão de contestações no primeiro dia de operação da nova ferramenta

Luis Batistela-
O INSS notificou 9,4 milhões de pessoas pelo aplicativo ‘Meu INSS’ sobre descontos realizados por associações e entidades | Foto: Reprodução/Flickr

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou uma enxurrada de reclamações. Segundo o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, cerca de 473 mil beneficiários registraram queixas contra descontos não autorizados até as 16 horas desta quarta-feira, 14.

O número impressiona: representa 98,6% de todos os pedidos feitos no sistema apenas no primeiro dia de funcionamento do novo serviço. Ele foi criado para identificar cobranças indevidas em benefícios previdenciários.

Na terça-feira 13, o INSS notificou 9,4 milhões de pessoas pelo aplicativo Meu INSS sobre possíveis descontos realizados por associações e entidades.

A partir do dia seguinte, os usuários acessaram a ferramenta de contestação, verificaram o nome da entidade e indicaram se autorizaram a cobrança.

No entanto, o governo não informou os valores descontados nem o que será devolvido. O presidente do INSS havia prometido transparência total a partir desta quarta-feira, incluindo os montantes e as associações responsáveis.

Mas a autarquia recuou e decidiu revelar esses dados apenas depois de concluir a tramitação interna com as entidades envolvidas.

O beneficiário contesta os descontos pelo site e aplicativo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas.

Fraudes expõem aposentados a novos golpes digitais

O próprio INSS alertou sobre um golpe em curso. Perfis falsos, como o “@assistencia_inss” no Instagram, imitam as redes oficiais da autarquia para enganar beneficiários.

As publicações replicam os conteúdos verdadeiros e oferecem atalhos para liberar reembolsos, induzindo os usuários a clicar em links maliciosos.

Ao fornecer dados como CPF, número do benefício, fotos de documentos e comprovantes de residência, os aposentados acabam vítimas de crimes financeiros — como saques indevidos ou empréstimos consignados fraudulentos.

“No perfil falso mencionado, há a tentativa de atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes”, disse o órgão em nota.

O presidente do INSS afirmou que, se as entidades cobradoras não ressarcirem os prejudicados no prazo de 15 dias úteis, o governo federal avaliará o impacto financeiro da devolução. Além disso, a União poderá acionar o Tesouro Nacional para cobrir o prejuízo.

“Depois de verificar quem gerou o dano, a gente vai verificar de onde vai vir o dinheiro”, disse Waller.

O governo também estuda reforçar o atendimento presencial, especialmente em agências da Caixa Econômica Federal, para dar suporte aos beneficiários durante o processo de contestação.

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