RADIO WEB JUAZEIRO : Oceano Atlântico 'nasce' no Brasil



quarta-feira, 16 de abril de 2025

Oceano Atlântico 'nasce' no Brasil

Até a inteligência artificial informa que o mar existe graças ao encontro de rios que cruzam boa parte de um Estado nordestino

Anderson Scardoelli
'Nascente' do Oceano Atlântico, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Recife (PE) | Foto: Rodolfo Loepert/PCR

O Oceano Atlântico é o segundo maior do planeta, ficando atrás somente do Pacífico. São 107 milhões de km² de superfície aquática, que banha o leste do continente americano, o oeste da África e a parte ocidental da Europa. Além disso, vai de norte a sul da Terra, da Antártica à Groenlândia.

Toda essa abundância existe graças ao Nordeste brasileiro, mais especificamente à capital pernambucana — ao menos, segunda uma antiga lenda popular. De acordo com essa versão, o grande oceano surgiu do encontro dos rios Beberibe e Capibaribe, na zona central do Recife, funcionaria como “nascente” do Atlântico.

A brincadeira deixou de ser mera lenda popular em Pernambuco e ganhou status oficial. Com direito a placa e revitalização de praça, bem enfrente ao frondoso encontro.

Desde dezembro de 2021, quem passa pela Rua da Aurora, na altura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, se depara com a placa que exibe a mensagem de que é exatamente ali que “nasce” o oceano que banha o Brasil e tantas outras nações espalhadas pelo planeta. O espaço conta ainda com uma praça e detalhes que remetem à “nascente” marítima.

A lenda de que a foz dos rios Beberibe e Capibaribe forma o Atlântico também passou a ter vez na inteligência artificial (IA). Quem usa o serviço de busca do Google e digita “surgimento do oceano atlântico recife” tem como resposta algo que valida a brincadeira.

“O Oceano Atlântico nasce no Recife, Pernambuco, onde os rios Capibaribe e Beberibe se encontram na Rua da Aurora”, afirma a IA do Google. “Esse local é um cartão-postal da cidade e um marco turístico que celebra a união dos rios.”

Além disso, a IA destaca o que há no local:um pórtico que anuncia “Aqui nasce o Atlântico”;
uma rosa dos ventos no chão, em referência ao “marco zero” do oceano;
pergolado de madeira, mobiliário urbano, bancos e balanço; e
estátua do jornalista e poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968).
Os rios que ‘formam’ o Atlântico

Com 19 km de extensão, o Rio Beberibe nasce na Região Metropolitana do Recife. Antes de chegar ao centro da capital pernambucana, cruza os municípios de Camaragibe e Olinda.

O Capibaribe é bem maior que o Beberibe. Com 240 km de extensão, o rio nasce no município do Poção, no agreste e pernambucano e na divisa com a Paraíba. Ao todo, o curso d’água cruza 42 municípios de Pernambuco e serviu de inspiração para a criação do Clube Náutico Capibaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE