Por PNB
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou, em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (10), o anteprojeto de engenharia para a construção de dois atracadouros nas orlas dos municípios de Juazeiro, no Norte da Bahia e em Petrolina, no sertão de Pernambuco.
O projeto que integra as duas cidades, recebeu um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal para a construção do chamado Porto das Barquinhas. De acordo com o DNIT, as obras estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano, com prazo de execução estimado em 12 meses.
O DNIT informou ainda que os estudos já foram concluídos e incluem modelos em 3D, com dados topobatimétricos, arquitetônicos, geotécnicos, estruturais e navais, além de projetos de drenagem pluvial e pavimentação. Também foram elaborados cronogramas em 4D e orçamentos de referência estimados em 5D.
Segundo o superintendente do órgão, os empreendimentos trarão mais dignidade aos usuários dos serviços de transporte fluvial.
“O objetivo é promover o ordenamento aquaviário e o reordenamento urbano com a implantação dos portos, integrando-os à urbanização da área do Arco, na Orla de Juazeiro, e criando uma estrutura adequada para o embarque e desembarque de passageiros”, explicou o engenheiro.
Em Petrolina, o atracadouro será construído às margens do Rio São Francisco, no mesmo local onde atualmente ocorre o embarque e desembarque das barcas de travessia. O anteprojeto portuário para Juazeiro prevê a construção de passarelas móveis, reservatório elevado, cais flutuante e terminal de passageiros.
Redação PNB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.