RADIO WEB JUAZEIRO : Moraes cobra de X e Meta dados de Allan dos Santos



quinta-feira, 20 de março de 2025

Moraes cobra de X e Meta dados de Allan dos Santos

Ministro do STF estabeleceu multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento

Cristyan Costa
O jornalista Allan dos Santos, durante depoimento na CPMI das Fake News - 05/11/2019 | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 19, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou de X e Meta informações, sobre os perfis que o jornalista Allan dos Santos mantém nas duas plataformas.

A Polícia Federal (PF) entrou com um pedido no STF para ter acesso aos dados relacionados às contas do Instagram e X de Santos entre 1° de junho de 2024 a 1° de fevereiro deste ano.

Moraes atendeu à solicitação da PF, e, agora, as plataformas terão 10 dias para encaminhar os dados cadastrais e os endereços IPs utilizados para a criação dos perfis e o conteúdo das postagens.

Em caso de descumprimento, o juiz do STF estabeleceu multa diária de R$ 100 mil.

Inquérito contra Allan dos Santos

Alexandre de Moraes participa da sessão plenária do STF – 13/3/2025| Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Com a abertura do inquérito das fake news pelo STF, em 2019, o jornalista passou a ser alvo do STF, por supostamente divulgar notícias falsas. Ele também foi inserido no procedimento que apura o que seria uma “milícia digital” nas redes. No âmbito desse segundo ato, Moraes expediu um mandado de prisão, em 2021. O juiz do STF também acionou o Ministério da Justiça, com a finalidade de extraditar o jornalista. Os Estados Unidos (EUA), contudo, negaram.

Por isso, Santos decidiu se mudar para os EUA. A partir dos trabalhos da PF, Moraes tem derrubado as contas do jornalista nas big techs.

Apesar disso, Santos vem abrindo novos perfis a fim de se comunicar com o seu público.

A mais recente ordem de Moraes contra o jornalista ocorreu no âmbito de um novo inquérito aberto em julho para apurar supostos novos crimes digitais de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE