RADIO WEB JUAZEIRO : Mercado mantém projeção de inflação a 5,65% em 2025



quinta-feira, 6 de março de 2025

Mercado mantém projeção de inflação a 5,65% em 2025

Boletim Focus foi divulgado nesta quarta-feira, 5, pelo Banco Central

Loriane Comeli
Banco Central divulgou Boletim Focus excepcionalmente na última quarta-feira, 6 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os analistas de mercado que participam do Boletim Focus esperam que a inflação termine 2025 em 5,65%, mesmo porcentual da semana passada. O relatório foi divulgado pelo Banco Central excepcionalmente na quarta-feira 5, em razão do feriado de Carnaval.

O Focus manteve a expectativa de inflação pela primeira semana, depois de 19 projeções consecutivas de alta. Para 2026, os analistas de mercado também mantiveram a projeção da inflação em 4,4%.

Outros indicadores, além da inflação

Os demais indicadores também não tiveram projeções de alteração neste nem no próximo ano.

Assim, a expectativa de crescimento da economia fica em 2,01% em 2025 e em 1,7% em 2026; e a moeda norte-americana deve fechar o ano em R$ 5,99 e a R$ 6 no ano que vem; e a projeção da taxa de juros para 2025 fica estável pela oitava semana seguida: a Selic deve fechar o ano em 15%. Para 2026, a projeção se mantém em 12,5%, pela quinta semana seguida.

A estimativa para o fim de 2027 continuou em 10,5%. A projeção para a Selic no fim de 2028 se manteve em 10% pela décima semana consecutiva.

Na ata da reunião de janeiro, o Copom afirmou que a sua decisão foi “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.”
A taxa de juros deve terminar o ano em 15%, segundo o Boletim Focus | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas ao considerar as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.

O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE