RADIO WEB JUAZEIRO : Gleisi foca em estabelecer alianças para eleição de 2026



quinta-feira, 6 de março de 2025

Gleisi foca em estabelecer alianças para eleição de 2026

Ida dela para o time de ministros de Lula abre disputa pelo comando nacional do Partido dos Trabalhadores

Luis Batistela
Apesar das críticas, a deputada nega o risco de um conflito com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou nesta quarta-feira, 5, que seu principal objetivo à frente da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) será estabelecer alianças para a eleição de 2026. Ela, que é presidente nacional do PT, se prepara para se afastar da Câmara para assumir o comando do órgão que tem status de ministério no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista ao portal g1, do Grupo Globo, a futura ministra da SRI disse que está comprometida com o pleito do próximo ano. Ela ressalta que vai focar na articulação política e na garantia de acordos para a corrida eleitoral.

Apesar das críticas, a deputada nega o risco de um conflito com o ministro da Fazenda, o também petista Fernando Haddad. Ela destaca que não foi nomeada “para tratar de economia”, mas “para cuidar da articulação política” do governo.

Gleisi costuma discordar das decisões de Haddad, especialmente em política fiscal e corte de gastos. Mesmo assim, disse ter procurado o ministro logo depois de sua nomeação. Eles devem se reunir para alinhar estratégias e reduzir possíveis atritos.

Saída de Gleisi gera impasse no PT

A nomeação de Gleisi para a SRI abriu disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores. Os favoritos são José Guimarães, líder do governo na Câmara e deputado federal pelo Ceará, o senador Humberto Costa, de Pernambuco, e Edinho Silva, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma e ex-prefeito de Araraquara (SP). O partido ainda não definiu um sucessor.

Na disputa pelo comando do PT, Lula demonstra preferência por Edinho, destacando sua “habilidade política e experiência administrativa”. Aliados desaconselharam o presidente da República a considerar Guimarães para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE