RADIO WEB JUAZEIRO : Filho de Quércia cria empresa de investimentos para cuidar do patrimônio da família



sexta-feira, 7 de março de 2025

Filho de Quércia cria empresa de investimentos para cuidar do patrimônio da família

Objetivo é enfrentar o desafio de gerenciar a complexa riqueza imobiliária deixada pelo ex-governador de São Paulo

Redação Oeste
Rodrigo Quércia é filho do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia | Foto: Reprodução/LinkedIn

Rodrigo Quércia, filho do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, morto em 2010, lançou em 2022 a empresa de investimentos Ekata Invest. O objetivo é gerenciar o complexo patrimônio imobiliário deixado pelo pai — estimado em aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Antes de voltar ao Brasil, em 2017, Rodrigo dividia o tempo entre Estados Unidos e Honduras. Ele esteve envolvido em um projeto inovador em Honduras, inspirado no modelo de Cingapura, que buscava criar uma área com autonomia política e benefícios fiscais.

Ao retornar ao Brasil, Rodrigo encontrou um cenário desafiador nos negócios da família, que necessitava de uma nova abordagem para a gestão de seus ativos imobiliários.

Desafios na administração do patrimônio de Quércia

A Ekata Invest foi criada depois de Rodrigo não encontrar gestoras no mercado aptas a lidar com a complexidade dos bens familiares. “Tínhamos uma empresa que cuidava operacionalmente do dia a dia dos negócios já existentes”, explicou Rodrigo ao jornal O Estado de S. Paulo. Ele ainda destacou a necessidade de reavaliar o patrimônio.

Orestes Quércia foi governador de São Paulo de 1983 a 1986 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Wagner Teixeira, da Höft — empresa de consultoria especializada em transição de negócios familiares —, afirmou ao Estadão que muitos fundadores compram imóveis sem considerar sua viabilidade para as futuras gerações.

A complexidade da gestão de grandes fortunas

Yuri Kibel, sócio da Ekata, mencionou ao jornal que a gestão de grandes fortunas imobiliárias é complexa, em virtude das mudanças em leis e impostos.
Antes de retornar ao Brasil, em 2017, Rodrigo dividia o tempo entre Estados Unidos e Honduras | Foto: Reprodução/LinkedIn

O portfólio do grupo inclui terrenos, fazendas, hotéis e shoppings. Na busca por otimização, o grupo saiu do setor de comunicação. Vendeu a rádio Nova Brasil FM e retransmissoras de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE