Ex-presidente chama para manifestação em Copacabana no domingo 16
Letícia Alves

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a convocar seus seguidores para a manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, no próximo domingo, 16. A pauta principal do ato é a anistia dos condenados por participarem dos protestos do 8 de janeiro de 2023.
Em vídeo publicado nas suas redes sociais nesta quarta-feira, 12, o político fez um apelo por justiça. Ele compartilhou imagens de mulheres presas e condenadas pelo “crime” de se manifestarem. “Impossível não se emocionar”, diz a legenda do vídeo. “Ainda é possível mudar.”
A gravação exibe as fotos das mulheres condenadas junto com suas idades, profissões e sentenças. No final, o vídeo afirma que elas são “vítimas da ditadura do Poder Judiciário” e que estão sendo punidas por questionarem o sistema.
“É por elas, é pelos seus netos, é pelos seus filhos, é por justiça, é pelo nosso Brasil e pelo nosso futuro”, afirma Bolsonaro. “No próximo domingo, dia 16, às 10 da manhã, compareça. Vá a Copacabana. É por todos nós. Um abraço a todos. Até lá, se Deus quiser.”
Mobilização pela anistia
A manifestação faz parte de uma mobilização de Bolsonaro e de outros políticos da direita para pressionar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) a anular as penas dos presos políticos do país.
Mais de 1,4 mil pessoas foram presas, a mando do STF, pela participação direta ou mesmo indireta no 8 de janeiro. O Ministério Público Federal ofereceu denúncias contra 1,7 mil envolvidos nas manifestações.
Até dezembro de 2024, mais de 370 pessoas já haviam sido condenadas. Além disso, 540 assinaram acordos na Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.