RADIO WEB JUAZEIRO : Atividade econômica da Argentina sobe 6,5% em janeiro, maior crescimento desde 2022



segunda-feira, 31 de março de 2025

Atividade econômica da Argentina sobe 6,5% em janeiro, maior crescimento desde 2022

Com Milei presidente, expansão da economia do país supera previsão de analistas

Letícia Alves
As medidas de austeridade empregadas por Milei estão, depois de um período de retração, dando resultado | Foto: Reprodução/X

A economia da Argentina cresceu 6,5% em janeiro na comparação anual. Este é o maior avanço desde meados de 2022, de acordo com dados oficiais divulgados na quinta-feira 27.

Foi o terceiro mês consecutivo de crescimento, acima da expansão revisada de 6% em dezembro e da previsão de 4,7% de analistas. As informações são da agência Reuters.

O crescimento do indicador do Produto Interno Bruto (PIB) foi impactado pelas vendas no varejo (+11,3%), seguida por intermediação financeira (+25,7%) e indústria manufatureira (+6%), de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec).

Reação econômica da Argentina

A economia argentina tem mostrado sinais de recuperação depois de um período de retração causado pelas medidas de austeridade do presidente Javier Milei.

O presidente cortou gastos com programas sociais, reduziu a quantidade de ministros em seu gabinete e buscou se desfazer de estatais. A inflação do país recuou e também houve uma diminuição da disparidade entre os câmbios oficial e o do mercado paralelo.

Em termos mensais, a atividade econômica cresceu 0,6% em janeiro, a quarta alta seguida, embora com leve desaceleração em relação ao crescimento revisado de 0,8% registrado em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE