Governador de São Paulo disse que investidores perderam a confiança no Brasil
Mateus Conte

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou em entrevista ao Oeste Negócios desta segunda-feira, 10, que investidores estrangeiros perderam a confiança no Brasil por causa da condução da política econômica do governo federal.
Para ele, a insegurança jurídica, o aumento de gastos públicos e a falta de previsibilidade nas decisões afasta aportes financeiros e leva empresas a segurarem investimentos. “O que a gente vê é um investidor muito reticente com o Brasil”, disse, ao mencionar sua recente viagem a Nova York, onde ouviu preocupações sobre o ambiente de negócios no país.
De frente com o jornalista Adalberto Piotto, Tarcísio destacou que o Brasil vinha de um ciclo positivo de reformas estruturais desde 2016, com medidas como a reforma trabalhista, a autonomia do Banco Central e o novo marco do saneamento. No entanto, segundo ele, essa trajetória foi interrompida.
“O investidor está vendo um país que perdeu a transparência na questão das contas e que está gastando demais”, avalia o governador. “O investidor pergunta, qual é o rumo do Brasil? Porque a partir do momento que você gasta demais, o investidor fica com medo e o capital sai.”
Ele também criticou a postura do governo federal em relação à privatização e ao setor produtivo. “Quando se começa a discutir rever a privatização da Eletrobras e voltar atrás no marco do saneamento, as mensagens são muito ruins”, afirmou.
Para ele, o país vive um cenário de endividamento acelerado que gera desconfiança no mercado. “Em outubro de 2022, o Brasil se endividava a uma taxa de R$ 710 milhões por dia”, recorda. “Agora, essa taxa ultrapassa R$ 3 bilhões diários.”
São Paulo como porto seguro para investimentos
Diante desse cenário, Tarcísio disse que seu governo se esforça para transformar São Paulo em um ambiente mais favorável para investidores, ao reduzir burocracias e garantir segurança jurídica. “Aqui em São Paulo, a gente está fazendo um exercício para ir na contramão e mostrar para o investidor que existe um porto seguro”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.