Presidente da Ucrânia afirmou que Vladimir Putin ordenou ofensiva com drones na cidade da usina nuclear; veja vídeo
Redação Oeste
A usina de Chernobyl, com vista para o antigo prédio do reator 4 | Foto: Redrat72/Wikimedia CommonsUm ataque de drone atribuído à Rússia causou danos significativos ao abrigo de radiação da usina nuclear de Chernobyl, afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O incidente, que ocorreu nesta sexta-feira, 14, inicialmente provocou um incêndio, mas ele já foi extinto.
Chernobyl, palco de um grave acidente nuclear civil em 1986, possui um sarcófago que encapsula o reator danificado para conter a radiação. Zelensky ressaltou que os níveis de radiação permanecem inalterados e estão em constante monitoramento, para garantir a segurança da área. Uma avaliação inicial identificou danos significativos no local.
“O único país no mundo que ataca tais locais, ocupa usinas nucleares e trava guerra sem nenhuma consideração pelas consequências é a Rússia de hoje”, afirmou o presidente ucraniano.
Negociações para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia
Donald Trump e Vladimir Putin, durante encontro em 2018 | Foto: Shealah Craighead/Casa BrancaDepois de uma ligação telefônica, os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, respectivamente, concordaram em encerrar o conflito na Ucrânia por meio de negociações pacíficas. A conversa, ocorrida na última quarta-feira, 12, marcou a volta do diálogo entre Moscou e Washington.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou a vontade política de ambos para começar uma conversa em busca de uma resolução. Moscou já começou a formar um grupo de trabalho para essas negociações. “Há um consenso de que um acordo é possível por meio de negociações de paz”, afirmou.
Enquanto isso, em entrevista ao The Guardian, Zelensky admitiu a possibilidade de uma troca de territórios entre Ucrânia e Rússia como parte de um acordo para pôr fim ao conflito, iniciado por uma invasão russa em fevereiro de 2022.
O líder ucraniano afirmou que, caso Trump consiga mediar negociações entre os dois países, ele estaria disposto a ceder a região russa de Kursk. A área está sob controle ucraniano e, segundo ele, poderia constar em troca de outras que estão sob domínio de Moscou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.