Situação aconteceu em trecho da BR-101, na tarde de quarta-feira, 4
A TARDE

Pena para esse tipo de crime vai de um a cinco anos de reclusão - Foto: Divulgação | PRF
Um homem de 38 anos foi preso, na tarde de quarta-feira, 4, por importunação sexual dentro de um ônibus na BR-101, trecho de Eunápolis, cidade no extremo sul baiano.
O ônibus parou na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 720, onde uma das passageiras disse aos policiais que um homem, que estava do seu lado, passou a se masturbar na sua frente. A vítima disse que entrou em desespero e pediu socorro.
Os policiais prenderam o suspeito, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, em Eunápolis.
A PRF ressaltou a importância que haja denúncia para que essas condutas sejam coibidas com mais rigor. A pena para o crime vai de um a cinco anos de reclusão, se não caracterizar um crime de maior gravidade.
O que fazer?
De acordo com a PRF, uma “passada de mão”, uma “encoxada” ou aquela “cantada ofensiva” dentro do ônibus, sem o consentimento da vítima, são exemplos de importunação sexual.
Ao identificar que está sendo vítima, a PRF pede que ameace o criminoso de denúncia, faça com que outras pessoas vejam o que está acontecendo e avise que elas servirão de testemunhas.
Ainda segundo a PRF, a vítima deve solicitar ao cobrador ou ao motorista que o veículo pare na unidade operacional do órgão.
Caso não seja possível agir de acordo com item anterior, a orientação é tentar sinalizar discretamente a uma pessoa próxima o que está acontecendo, informando que a situação incorre em crime de importunação sexual e que o veículo precisa parar na unidade operacional da PRF. A vítima pode ainda ligar para a PRF pelo 191.
Conforme a PRF, quem testemunha uma cena de importunação sexual deve intervir junto à vítima informando que ela está sofrendo um crime e prontamente tentar repeli-lo, se for possível. Prontificar-se como testemunha do fato é importante para dar um suporte à vítima desse tipo de crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.