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quarta-feira, 26 de abril de 2017

INFORMATIVO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Educadores discutem e socializam avanços da Educação Integral na rede estadual



A Secretaria da Educação do Estado está ampliando a oferta da Educação em Tempo Integral na rede estadual de ensino. Neste ano letivo 93 escolas já ofertam a modalidade, beneficiando 21.093 mil estudantes de 46 municípios. E é com o objetivo de discutir os avanços do Programa de Educação Integral (PROEI), potencializar as ações do programa e fortalecer a relação da escola com as famílias e a comunidade, que a Secretaria da Educação do Estado promove o 1º Encontro Formativo, iniciado nesta terça-feira (25), com atividades até quarta (26), no auditório do Museu de Arte da Bahia, em Salvador.

As escolas inseridas no PROEI têm um projeto pedagógico que leva em consideração a formação humana e integral dos estudantes, preparando-os para a vida a partir de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas. O superintendente de Políticas para o Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação, Ney Campelo, falou sobre o diferencial da Educação em Tempo Integral. “Temos experiências riquíssimas na Educação Integral. E pensar em Educação Integral é pensar na missão essencial, que é a formação integral do estudante; é pensar em Arte-Educação como um passo fundamental para a melhoria da Educação”.

Experiências positivas – Para o vice-diretor do Colégio Estadual Juiz Farias Góes, em Feira de Santana, Felipe Abreu, a experiência da Educação Integral estreita o contato com os estudantes, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. “Dei a sorte de entrar, em 2010, para a rede estadual e, hoje, posso dizer que Juiz Góes é o melhor lugar do mundo, onde estão as melhores pessoas e os mais competentes profissionais. Foi com a Educação Integral que quebramos as distâncias entre gestão e alunos, e isto significa uma maior aproximação nossa do universo estudantil. Assim, compreendendo o universo particular do aluno, passamos a não dar ordens e sim encaminhamentos, gerando um diálogo importante e necessário para o processo educacional”, afirmou.

O ex-aluno do Colégio Estadual Ypiranga, Bruno Oliveira, hoje funcionário da unidade escolar e estudante universitário de História, depôs com entusiasmo sobre a Política de Educação Integral do Estado. “Sou fruto da Educação Integral. Falar desta modalidade é falar do Ypiranga, onde cheguei aos dez anos e conclui o Ensino Médio em 2015, aos 17 anos. Mas fui logo convidado para continuar na escola para ajudar nas atividades integrais. Foi a partir daí que me apaixonei ainda mais pela Educação Integral por entender que é uma forma de aproximar mais aluno e professor e, consequentemente, melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, disse.

O professor do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, Claudio Faria, ressaltou que a profissão de professor requer a manutenção do encantamento e de perceber o universo do outro cotidianamente. “Particularmente na Educação Integral, o que mais me encanta são os seus pressupostos básicos: a multiplicidade de dimensões, o que significa entender que o estudante é um corpo dotado de subjetividades; a multiplicidade do tempo, observando que é preciso respeitar o tempo de aprendizado de cada um, e multiplicidade de espaço, entendendo que a sala de aula não é o único local onde se dá o processo de ensino e aprendizagem”, enumerou.


Fotos: Claudionor Junior
- ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

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